segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Religiões Afro-Brasileiras

Religiões Afro-Brasileiras

Entre os cultos africanos trazidos pelos escravos e enraizados na cultura do Nordeste, destacam-se o candomblé e a umbanda, com seus rituais, hierarquias e cerimônias que reverenciam suas divindades.

Culinária

Culinária

A culinária nordestina foi desenvolvida sob a influência da comida portuguesa, africana e indígena. O consumo de raízes, como macaxeira, inhame, batata doce, o preparo de comidas bem temperadas e apimentadas, como o acarajé, vatapá, bobó de camarão, moqueca de peixe, sururu; comidas de milho e coco, como o cuscuz, a pamonha e a canjica, é tudo uma herança que foi adaptada em cada estado.

Frevo

Frevo

Cultura do Nordestefrevo
O frevo dança típica do carnaval pernambucano, foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Essa dança se caracteriza pelo ritmo acelerado, onde os passistas realizam passos acrobáticos, levando numa das mãos a típica sombrinha colorida do frevo.

Capoeira

Capoeira

A capoeira, originária da África, trazida pelos escravos, é uma luta ritmada, com acrobacias, tocada ao som do berimbau, pandeiro e palmas. É muito difundida na Bahia, estado com grande número de descendentes africanos.

Artesanato

Artesanato

O artesanato da Região Nordeste é bastante diversificado, com a produção de trabalhos decorativos e utilitários, confeccionados em cerâmica, madeira, conchas, rendas, dentre outros materiais. A arte da renda foi trazida pelos portugueses, onde a mulher rendeira é uma personagem típica da cultura do Nordeste.

Poesia Popular

Poesia Popular

Cultura do Nordesteliteratura de cordel
A poesia popular é representada pela literatura de cordelrecitada ou publicada em folhetos. Esse tipo de poesia relata os costumes e as crenças do povo, no qual os personagens podem ser reais ou fictícios. Os repentistas são os cantadores que divulgam a poesia popular da cultura do Nordeste.

Reisado

Reisado

O Reisado é uma festa católica que celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Essa festa faz parte da cultura do nordeste, sendo festejada em alguns estados, entre eles Alagoas e Piauí. O Reisado ou Folia dos Reis reúne um grupo de foliões que trajados com roupas típicas, enfeitadas de fitas e espelhos, visitam as casas das pessoas hospitaleiras, dançando e cantando as músicas típicas da festa.

Festas Juninas

Festas Juninas

Cultura do Nordestequadrilha
As festas juninas, as principais festas representativas da cultura do Nordeste, são comemoradas no mês de junho. Festejadas com danças típicas como a quadrilha e o forró, bandeirolas, balões e fogos de artifício, fazem homenagem aos santos católicos Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). As comidas de milho e de coco são típicas da época, entre elas, a canjica, a pamonha, o bolo de milho e o pé de moleque preparado com massa de mandioca, o milho assado, o milho cozido, o quentão etc. A cidade de Caruaru no estado de Pernambuco é considerada a capital do forró, e a cidade de Campina Grande na Paraíba, é reconhecida por realizar o maior São João do mundo.

Manifestações Culturais

Manifestações Culturais

Algumas das manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: as festas juninas, o Reisado, a poesia popular, o artesanato, a capoeira, o frevo, a culinária e as religiões afro-brasileiras.

Cultura do Nordeste

Cultura do Nordeste

A cultura do Nordeste apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios. É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia, na qual estão incluídos os conhecimentos, os costumes, as artes, as crenças, os cultos religiosos, a literatura popular, as danças e os hábitos, de determinado grupo.
Dessa forma, a cultura do Nordeste brasileiro, região formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, desenvolveu hábitos próprios com relação ao mundo e às manifestações culturais, herdados de geração em geração.